Você está aqui:Home » Oficinas

Oficinas

ATIVIDADES FÍSICAS

Alongamento: melhora a flexibilidade, favorece a conscientização corporal, contribui para convívio social, fortalece a auto-estima, melhora o equilíbrio e a coordenação motora global do idoso.

Dança do Ventre: expressão de emoções por meio da dança, que favorece uma boa integração corpo-mente, aumenta a consciência e as potencialidades expressivas da linguagem corporal, proporcionando um profundo relaxamento que traz o bem estar da pessoa, que constitui a base da qualidade de vida. A dança do ventre melhora a comunicação consigo mesmo, por meio da feminilidade e conseqüentemente elevando a auto-estima.

Dança de Salão: é uma forma preventiva de doenças articulares, como artrose ou artrite e também de doenças circulatórias, por ser uma atividade física, os movimentos e passos ativam a circulação do sangue, principalmente nas pernas, além de proporcionar uma melhora considerável na postura da pessoa idosa. E durante o momento do exercício, o organismo produz a endorfina, que dá uma sensação de bem-estar. A dança em geral é um meio de liberar toda a energia, de se descontrair, animar e socializar.

Ginástica localizada: melhora o sistema cardiorrespiratório, seguido de exercícios com a utilização de pesos, caneleiras e bastões, e de acordo com a variedade de exercícios realizados objetiva-se um fortalecimento dos músculos de forma geral, sendo uma ótima aquisição de boa forma e saúde.

Hidroginástica: possibilita exercitar os músculos, tendo um baixo impacto com os ossos do corpo, alem do relaxante, alongamento e bem estar dos idosos, fortalecendo o músculo, a resistência e a flexibilidade.

Musculação: ajuda na diminuição dôo estresse, aumenta a interação social, combate o sedentarismo, a arteriosclerose,controla a hipertensão arterial, obesidade, osteoporose, entre outros.

Ritmos: promove a socialização e a descontração por meio da musica e da dança, manifestação da saúde, alegria e vitalidade.

Pilates Solo e Studio: método de alongamento e exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo em sua execução. Trabalha a reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana,  capaz de reestabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar  respiração corrigir postura e prevenir lesões. trabalho de força muscular e resistência equilíbrio.

Yoga: integra meditação, correção postural e respiração correta por meio da manutenção do corpo em posições chamadas asanas. O stresse, cansaço crônico, irritabilidade, insônia, problemas circulatórios e lapsos de memória, podem ser amenizados com a prática regular de Yoga. Além disso, auxilia a purificar o organismo, pois atua no sistema imunológico, o que acelera o metabolismo.

 

ATIVIDADES DE ARTESANATO

 

Bordado: será oferecidoo macramê, ponto cruz, tapeçaria, confecção de caixas, velas, bordados com fitas e outras. Com o objetivo de estimular a criatividade, aperfeiçoando a visão do belo e o desenvolvimento da coordenação motora fina e a interação social. 

 

Pintura em Tecido: A pintura em tecido consiste em transferir um risco para um determinado tipo de tecido e pintá-lo. Pode ser pano de pratos, toalhas de mesa, toalhas de banho, fraldinhas de bebês e outros. Normalmente o material é de fácil acesso e de baixo custo, proporcionando assim, para o idoso que pratica esse tipo de arte uma fonte de geração de renda interessante e viável. 

 

Pintura em Tela: A pintura em tela refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual por meio das cores. Utilizando as principais técnicas (óleo e acrílico) e estilos (acadêmico e impressionista) o idoso explora a criatividade, a concentração e coordenação motora fina.

 

ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS

 

Canto /Coral: O Coral tem um repertório de música popular brasileira, música sacra e músicas do folclore regional. Objetiva proporcionar a Educação Vocal, ensinando a controlar a respiração, que é essencial para manter uma boa circulação sanguínea e aumenta a resistência física. Proporciona também a consciência entre os integrantes, melhorando as relações interpessoais, promovendo a inclusão social, a motivação e assim elevando a autoestima.

Corpo e Voz é um trabalho a partir das técnicas de canto, expressão oral, dança, percepção, criação, improviso, expressão corporal, coordenação e ritmo, além das dinâmicas de grupo inseridas na atividade. É uma oficina quetrabalha e transforma nosso estado de espírito. Ela possibilita também a descoberta de novas habilidades e capacidades artísticas, bem como o desenvolvimento da sensibilidade, de forma a poder ter uma relação harmoniosa consigo e com o mundo.

 

ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS

 

Memorização: oficina pedagógica que desenvolve a parte motora, sensorial e intelectual.

Informática: acesso a internet (e-mail, sites de relacionamentos, bate-papo), editores de texto (digitação), gravação de CDs/DVDs e periféricos (câmeras digitais, pen-drives).

Smartphone: Tem como objetivo proporcionar aprendizado sobre a utilização de dispositivos móveis, e principais aplicativos criados para cada aparelho, visando instruir o usuário a se beneficiar das funções de seus smartphones ou tablet´s e utilizá-las da melhor maneira possível.

 

Oficina de Francês: Introdução ao francês cobrindo a linguagem básica para situações cotidianas como, por exemplo, de uma visita à França.

  • Fornecer instrumentos para facilitar a comunicação.

Estudar uma língua estrangeira abre caminhos para quem a aprende e traz inúmeros benefícios, que vão além da habilidade de se comunicar com estrangeiros. Podem-se mencionar contribuições nos âmbitos profissional, pessoal e acadêmico.

E aqui o foco principal é o âmbito pessoal: conhecimento de outras culturas; valorização da própria cultura; melhor proveito de viagens ao exterior por conhecer a língua; enriquecimento cultural por meios diversos (filmes, literaturas, TV, rádio on-line, entre outros). Portanto, é possível afirmar que aprender uma língua estrangeira abre um leque de opções para todos aqueles que pretendem entender melhor o contexto que nos cerca, alem de diminuir a possibilidade de uma pessoa adquirir doenças relacionadas à memória, como por exemplo, o Alzheimer.

Voltar para o topo