Você está aqui:Home » Quem somos

Quem somos

O Centro Social e Cultural Palácio Bolonha, fundado em 1999, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, dedicado à promoção da proteção social básica e dos direitos dos idosos de Belém.

A entidade está localizada na cidade de Belém – Pará, sito na Avenida Governador Jose Malcher, Passagem Bolonha, nº 78, bairro de Nazaré. Funciona em sede própria com uma infraestrutura com iluminação, ventilação, e amplo espaço físico voltados ao atendimento do idoso com qualidade, possuindo locais para múltiplas atividades como: piscinas, vestiários, salão de dança, sala de informática, oficina de línguas, sala refrigerada de yoga, sala para oficina de pintura, recepção, secretaria, cozinha e depósito, atingindo uma área aproximada de 1.000 m².

O Centro Social e Cultural Palácio Bolonha tem como objetivos:

§   Apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano no âmbito social, educacional, cultural, esporte, lazer e meio ambiente;

§  Promoção da assistência social, desenvolvimento econômico e combate a pobreza;

§  Promoção de direitos das pessoas idosas;

§  Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;

§  Fomento de ações que contribuam para manter viva a memória cultural popular, relacionada com os usos, costumes e tradições da diversidade cultural brasileira, promoção da arte e cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;

§  Promoção da geração de trabalho e renda comunitária, por meio do ensino de praticas produtivas cooperativistas de valor cultural e/ou econômico;

§  Execução de oficinas de resgate de conhecimentos tradicionais, do artesanato, do saber cientifica e da democratização e acesso inclusão digital.

 Um pouco da história.

A idéia de realizar serviços socio assistenciais para a pessoa idosa nasceu da procura espontânea de idosos, oriundos de projetos extintos como :  Zoe Gueiros e IPASEP. O mesmo grupo fez uma proposta para o Sr. Henrique Soares, fundador do Centro Social e Cultural Palácio Bolonha, para pensar em atividades especificam para os idosos.

Diante dos fatos expostos o Bolonha passa a atender uma demanda especifica, na faixa etária a partir de 50 e realiza intervenções sociais junto ao publico idoso pautando-se na sua inclusão e participação na comunidade e família, promovendo a convivência em grupo, experimentação artística, culturais, esportivas e de lazer, a valorização das experiências vividas, a fim de potencializar condições de vida saudável e autônoma.

OBJETIVO GERAL

Elevar a qualidade de vida promovendo a proteção e a garantia de direitos das pessoas a partir de 50 anos, por meio da convivência, interação e participação em atividades variadas, de manifestação artística, culturais, esportivas e de lazer, onde possam desenvolver suas potencialidades e elevar sua autoestima.

Voltar para o topo